Explicando tamanho das rodas de bike

Há uma grande variedade de tamanhos de rodas disponíveis no mercado, e se considerarmos bicicletas dobráveis, reclinadas e outras bicicletas especiais, ainda mais. Por que existem tantas opções? Por que existem tantos nomes para os mesmos tamanhos? Como saber o que é melhor para o seu estilo de pilotagem? Pode parecer um assunto tanto quanto difícil, mas estamos aqui para explicar tudo o que há para saber sobre tamanhos de rodas de bicicleta.

Começando pelos tamanhos menores

Rodas Aro 16"

Embora sejam comumente encontradas em bicicletas infantis, as rodas de 16" são geralmente as menores que você verá em bicicletas para adultos. Elas são utilizadas ​​em algumas bicicletas dobráveis ​​para adultos a fim de oferecer um tamanho compacto dobrado, porém sacrificam a qualidade do passeio como resultado. Embora sejam perfeitas para os mais jovens que estão aprendendo a se manter em equilíbrio, as rodas de 16" não se saem tão bem em terrenos irregulares. Quanto menor a roda, mais ela será afetada por buracos e até mesmo pequenos detritos e pedras. Há buracos que podem engolir uma roda de 16" inteira.

O manuseio e a sensação de andar de bicicleta com rodas de 16" são consideravelmente diferentes dos de uma bicicleta adulto de tamanho a que você está acostumado. O raio de curva e a distância entre eixos são menores, o que pode resultar em uma direção mais sensível. Rodas menores também requerem relações de marcha maiores para que girem rápido o suficiente para acompanhar outras bicicletas. Isso torna as subidas consideravelmente mais difíceis.

Rodas Aro 20"

Rodas de Aro 20" são o padrão para bicicletas BMX e o tamanho mais comum para bicicletas dobráveis ​​de “roda média”. Elas são escolhidas por pilotos de BMX por sua capacidade de manobra, tornando mais fáceis os truques em terrenos planos e manobras aéreas, mas para passeios normais elas possuem muitas das desvantagens das rodas pequenas. Embora ligeiramente melhor do que 16", a roda de 20" ainda é mais afetada por rochas e obstáculos quando comparadas com rodas de tamanhos maiores. Rodas menores também requerem uma geometria de quadro exclusiva e um guidão mais longo para fornecer uma posição vertical normal para o piloto. Isso faz com que o manuseio se torne mais difícil e permite flexões indesejadas na coluna de direção e no quadro.

Rodas Aro 24"

Com um tamanho bastante incomum, as rodas de 24" são encontradas com mais frequência em mountain bikes júnior, e alguns modelos BMX "cruiser" feitos para ciclistas maiores que procuram uma geometria e manobrabilidade de similar com as aro 20". Com mais ênfase do que nunca nas corridas juvenis e um aumento nas especificações de ponta para mountain bikes infantis, a categoria de mountain bike junior de 24" tem crescido bastante.

Rodas de tamanho padrão adulto

Rodas Aro 26"

As rodas de 26" têm uma longa história na indústria de bicicletas. O que começou como o padrão para as "cruisers" de fabricação americana há quase 100 anos, mais tarde se tornou o tamanho de roda de mountain bike mais popular e permaneceu no topo por décadas. Quando as primeiras bicicletas de montanha do mundo estavam sendo fabricadas, as velhas rodas cruiser de 26" eram as únicas rodas de bicicleta que tinham pneus largos o suficiente para as demandas do off-road. Como padrão para mountain bikes, esse tamanho também é usado em muitas bicicletas dobráveis ​​de alto desempenho.

Tal como acontece com a maioria das convenções de nomenclatura de roda de bicicleta, o termo '26 polegadas' não se refere ao diâmetro da roda em si, mas sim ao diâmetro externo aproximado do pneu que se ajusta a esse tamanho de roda. O diâmetro ISO real de uma roda tradicional de 26" é de 559 milímetros.

Rodas de Aro 27,5" / 650b

Uma coisa que torna os tamanhos das rodas de bicicleta notoriamente confusos é o uso de nomes diferentes para o mesmo tamanho. As rodas com um diâmetro ISO de 584 mm eram originalmente conhecidas como 650b e foram introduzidas pela primeira vez nas bicicletas de turismo francesas na década de 1960. Por serem ligeiramente menores do que as rodas de bicicletas de estrada modernas, seu uso persistiu em bikes de estrada pequenas e extra-pequenas que não acomodavam uma roda de 700c. O tamanho ainda é conhecido como 650b quando usado em bicicletas de estrada ou gravel, mas também foi adotado e renomeado pela indústria de mountain bike.

Nos últimos anos, as mountain bikes adotaram rodas maiores e, quando o 650b foi reaproveitado para o off-road, ficou conhecido como 27,5". Quando comparadas com as rodas de 26" que dominaram o mundo do MTB, as rodas de 27,5" têm uma variedade de vantagens, incluindo a capacidade de rolar sobre obstáculos com mais facilidade, uma área de contato maior para melhor tração e mais inércia rotacional para manter o momentum.

Rodas de Aro 29"

São utilizados também mais dois tamanhos de rodas que são, na verdade, exatamente iguais! A roda de bicicleta de estrada moderna padrão tem um diâmetro ISO de 622 mm e é conhecida como 700c. Precisariamos de um outro post para explicar a história desse nome completamente, mas a versão curta é que o nome veio de tamanhos de pneus internacionais onde o diâmetro externo seria de aproximadamente 700 mm, e vários tamanhos de aro seriam rotulados como 700a, 700b, 700c. As outras rodas não se usam mais, mas o aro de 622 mm se tornou o mais comum para pneus de estrada, e quase todas as bicicletas adultas do mundo feitas para uso em estradas vêm equipadas com rodas 700c. Rodas de tamanho maior oferecem desempenho superior e qualidade de condução quando comparadas a rodas pequenas.

Assim como a roda 650b foi adotada por mountain bike e passou a ter 27,5", a roda 700c conquistou o mundo do mountain bike nos últimos anos e ficou conhecida como 29". Todas as vantagens de uma roda maior mencionadas acima são levadas ao limite em uma mountain bike de 29" (ou 29er), porém alguns pilotos sentem que o sacrifício na capacidade de manobra e o raio de curva não valem a pena. Embora o diâmetro das rodas de 29" e 700c seja o mesmo com 622 mm, os aros feitos para mountain bikes são geralmente mais largos para acomodar pneus mais largos.

Rodas de Aro 27"

O tamanho ISO 630 mm não está mais em uso, mas vale a pena incluí-lo devido ao grande número de bicicletas de estrada dos anos 1970 e 80 que usavam essas rodas de "27 polegadas" e ainda estão por aí em garagens do mundo. O aro em si é ligeiramente maior do que as rodas 700c modernas. Os fabricantes de pneus ainda produzem pneus de 27" devido ao número dessas rodas em circulação, portanto, se você precisar de um pneu novo para a sua reliquia, entre em contato conosco.